sexta-feira, agosto 12, 2005

Utopia





Essa enxurrada de informação política. Esse bombardeio de notícias de corrupção me deixou atordoada.

Tive que pedir ajuda aos universitários para tentar firmar meu pensamento. Estava ficando mal humorada e totalmente incrédula em qualquer possibilidade de solução para política.
Perguntava as pessoas o que elas estavam achado dessas notícias de corrupção. Não dei a minha opinião, não falei nada do que tenho acompanhado, simplesmente ouvi seus argumentos.

Me espantou a passividade com que elas enxergavam o problema. Diziam que essa corrupção sempre existiu e continuará existindo, não adianta, não tem conserto, o sistema está viciado na sua origem. E que essa repercussão toda, foi armada pela elite que não admite um presidente operário no poder. Um presidente que está governando em prol do povo, não é bem quisto pela sociedade economicamente favorecida. O único problema, quase um mero detalhe, é que eles exageraram um pouquinho na arrecadação de dinheiro e perderam o controle. Mas que essa arrecadação era necessária já que o PT veio para ficar vinte anos no poder. E sem dinheiro como é que eles iam compras os votos? Aliás, a compra de votos é coisa normal, sem ela não tem como se aprovar projetos para beneficiar a população, a direita não iria deixar.

Juro que fiquei passada...
Não sei se foi falta de sorte nas pessoas escolhidas para minha humilde pesquisa, ou se a grande maioria pensa assim.
Será que o brasileiro está tão acostumado com a corrupção a ponto de defende-la?
Os meios justificam os fins. O dinheiro não tem cheiro?
Será que o meu idealismo de uma sociedade justa é uma utopia?
Me venderam um texto romântico, e eu acredito inocentemente que ele possa existir.

“Nos, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça dos valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com solução pacifica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”

Podem falar o que quiser... não acredito em Papai Noel nem gnomos. Mas creio veemente que podemos lutar por um Brasil melhor.

4 Comentários:

Blogger Alice disse...

O que será que acontece ?
Essas pessoas não assistem tv ? os jornais ? ou será que a notícia não atinge o nivel dessas pessoas para seu entendimento ?
Ou o pior são pessoas conformadas e " estão no time do tanto faz " ?
Misericórdia ,por causa disso e de muitos que acabamps tendo esse tipo de governo .
Muito triste .

1:13 PM  
Blogger Ozéas disse...

É comum hoje como foi no passado a alienação por boa parte da sociedade.
Sem ilusões, no final tudo dá certo. Os olhos se abrem quando menos esperamos.
O papel de quem sabe, ainda que pouco, é continuar contando a história.

2:13 PM  
Blogger Elaine disse...

Também acho Paola. Mas infelizmente, encontramos esse tipo de pessoas por aí. E olha que são muitas.Pessoas que não estão nem aí, acomodadas, que não se interessam em contruir um país maduro e de real futuro. Ainda bem, penso eu, que temos uns aos outros para trocar idéias e não ficar nessa pasmaceira de muitos brasileiros. Sei que parecemos uma panelinha, mas acredito que é assim que se constroem comunidades, projetos e uma sociedade de valor.
Sds e bom início de semana!
Elaine

11:14 PM  
Blogger Ricardo Rayol disse...

Cheguei a conclusão que nem explodindo o congresso dariamos jeito. Politico tinha que ser o tipo de pessoa que fosse arrastada esperneando para o congresso e lá fizesse o melhor trabalho possiveo para nunca mais voltar.

9:32 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial