terça-feira, agosto 02, 2005

Desarmamento

"Como é de conhecimento de todos, O Estado através de seus representantes, não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, razão pela qual permite aos cidadãos a possilidade de, em determinadas situações, agir em legítima defesa."in verbis, Rogério Greco, Curso de Direito Penal.

Publicado no Globo on line desta segunda-feira mais uma invasão de prédios de luxo na Capital de São Paulo. O detalhe é que os próprios moradores não quiseram prestar queixa. Por uma resposta óbvia, o medo impera em nossa sociedade. Estamos sendo refém de um submundo o qual nós mesmos os excluímos.

Hoje não existe mais limite, não se pode ter segurança em lugar nenhum, eles estão ultrapassando as barreiras de liberdade – as grades de um edifício -. Ainda me pergunto quanto a esse Referendo que o Governo apresentará sobre a questão do desarmamento. Não tenho opinião formada, até lá, muita coisa ainda vai acontecer. Realmente não sei se é interessante o camarada manter uma arma na sua residência, e o bandido o abordar de metralhadora. No ruim de tudo, resta aquela terrível frase “- não reaja, perca tudo, mas salve a sua vida”. A idéia era que justamente não chegasse a esse ponto.

Em contrapartida, existe um movimento pelas ruas e outdoor, que eu ainda não consegui identificar para quem eles servem dizendo o seguinte: “entregue sua arma e torne-se um escravo”.

Ainda preciso pensar no assunto. O direito nos reserva a legítima defesa no caso de agressão injusta. É claro desde que seja utilizado os meios razoáveis de defesa, sendo vedado o excesso. Mas se formos imaginar o exemplo do assaltante com uma metralhadora nos coagindo, qual seria o meio compatível com a agressão? Seria impossível um simples mortal se defender de tal ataque, só com tanque de guerra. Partindo para um lado diametralmente oposto, qual seria a meio defesa de um cidadão injustamente agredido em seu patrimônio por Políticos que se apropriam indevidamente do erário público? Qual o meio de defesa de um cidadão que não tem direito a educação, a saúde, a moradia, ao trabalho, a segurança, mesmo que esses direitos sejam garantidos numa certa carta chamada Constituição, e não lhe é oferecido.

Mesmo que não se chegue a uma conclusão sobre o Referendo a solução para os casos de homicídios certamente não se resumirá ao decidido nas urnas. A questão é muito maior, enquanto o submundo estava à margem da elite a convivência se permanecia pacífica. A sociedade favorecida fechava os olhos para a pobreza de seus vizinhos. Alheios a qualquer socialização ou simples ajuda humanitária. O problema que essa marginalização se inflou. O espaço reservado para eles não cabe mais.

Realmente preciso pensar mais no assunto. A questão é sociológica. E a resposta certamente não será encontrada entre os civis possuidores de Garruchas velhas dentro de suas residências.

5 Comentários:

Blogger Ricardo Rayol disse...

Só existe a marginália por causa da percepção de impunidade.

2:44 AM  
Blogger Elaine disse...

Esse é um assunto muito delicado, Paola. particularmnete, eu sou a favor do direito de cada cidadão decidir se quer, ou não manter uma arma em sua casa. Por outro, lado concordo com vc com o aspecto sociológico de nosso país. Tudo o que passamos se deve aos maus governantes e a "parte da sociedade" que deu as costas aos mais carentes quando o governo civil tomou o poder. Depois de um tempo, quando a "sociedade carente" desceu os morros e atingiu a classe média, começaram a se criar, ong´s e mais ong´s, não por um motivo de ideal, mais sim, uma forma de conter que essa "sociedade marginalizada" incomodassem ainda mais a "classe média e alta", o que não aconteceu. Não estou dizendo que não existem ong´s sérias, mas muitas deixaram a desejar no sentido de projetarem essa "população carente" em projetos mais efetivos. Enquanto, Governos, Governantes e sociedade não enxergarem a "realidade, nua e crua" de nossa população. E só para finalizar, não adianta se falar em desarmamento, sem se pensar na reformulação do código penal.

2:26 PM  
Blogger Ozéas disse...

Sou a favor do desarmamento, só mudo a ordem das coisas, primeiro vamos desarmar o bandido, depois o cidadão de bem.

11:58 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Cool guestbook, interesting information... Keep it UP
Trd car seat covers paris hilton fake nude pictures http://www.timesharesale0.info/Us-airways.html Hilton paris richard salomon Video porno paris hilton gratis Paris Hilton

5:42 PM  
Anonymous JAKELYNE disse...

CONCORDO COM OSÉIAS.TEAMO..........

3:24 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial