segunda-feira, agosto 15, 2005

Será

Estava com quinze anos quando Presidente Collor sofreu o impeachment, lembro-me de pouca coisa, na verdade uma adolescente não está muito preocupada com as questões políticas. Com essa idade uma menina está mais a procura de um príncipe encantado do que em busca de um salvador da pátria. Soube da repercussão em torno da corrupção do governo, do PC Farias, alguns colegas mais velhos foram a rua para manifestar. Mesmo sem entender ao certo o que estava acontecendo, acompanhei a queda do Presidente.

Uma coisa me intrigou foi que logo após a saída do presidente, com a morte do Pc Farias, tudo parecia ter voltado ao normal. Esqueceram das CPI’s, pararam com as investigações, pelo menos não aparecia mais nada nos jornais. Tudo bem, que a sua imagem ficou marcada como um político corrupto, mas e os outros que estavam envolvidos?

Depois de um pouco de reflexão, e também depois do anúncio de Severino Cavalcanti dizer estar pronto para o cargo, penso que realmente não seria uma boa idéia o impeachment neste momento.

Lá em 1992, o foco da corrupção foi em torno do Presidente. Hoje, a corrupção tem uma forma mais alongada, ramificou os participantes com a maior nitidez. Ela gira no executivo, com o seu chefe e ministérios, dos markteiros e o legislativo. Tem muita gente envolvida. E o bom, para não dizer trágico, é que essa podridão está emergindo a cada depoimento nas CPI’s. A população está tendo ciência de quem está realmente no esquema criminoso. Os nomes estão sendo revelados.

Hoje o Presidente Lula, depois de uma reunião de quatro horas com o seu Ministério, resolveu não mais se pronunciar sobre a crise, com medo de novas revelações.

Talvez uma saída precipitada do Presidente resultaria numa falsa sensação de justiça para a população. Como as atenções estariam todas voltadas para a nova liderança no governo, certamente os demais políticos tentariam abafar os demais casos de corrupção, até porque, eles estariam em menos evidência, podendo assim agir livremente. Assim como ocorreu na era Collor.

Acho que a idéia seja justamente ao contrário. Deixar sangrar.
Deixar aparecer os nomes, a cada depoimento, crimes apurados, processos sendo instaurados. Na política ninguém age sozinho. Que os criminosos apareçam! Para a população não seja mais enganada por falsas promessas.

Pior do que está, pode ficar. Severino não.
Sensacionalismo também não.

(quero acreditar que depois deste desgaste todo, sobrarão os bons políticos – com verdadeiros ideais)

6 Comentários:

Blogger Elaine disse...

Agora que eu já sei que Severino só poderá ficar trinta dias, fiquei mais tranquila. Por outro lado, o impeachment nesse momento ia ser uma confusão danada para o nosso país. Estamos naquela célebre frase:
Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.

11:20 PM  
Blogger Alice disse...

Ficou como eternizado o impeachment do Collor e como faço parte "desmemoriados do povo ", precisei de "um remember ",lembro bem do confisco do dinheiro,meu pai ficou desesperado,tinha vendido uma propriedade e como aposentado ,como todos se ferrou .
Severino que não se anime não, 30 dias e olhe só.
Tenho a impressão que por isso ( Severino ), os outros partidos,não querem ainda o impeachment .

10:50 AM  
Blogger Ozéas disse...

O problema é que se deixar sangrar o país fica paralizado, vai levar um ano inteiro na letargia.
Para mim a questão do impeachment não é somente uma punição, é uma questão de redenção nacional.
Imagine os ACMs da vida, os Sarneys, os Pefelistas e tucanos dando as cartas do quanto pior melhor.
Quem perde é o país com a relutancia do Lula.

12:04 AM  
Blogger Ricardo Rayol disse...

Bons politicos são que nem saci pererê e duende. Não espere nada Paola. O poder corrompe e com sem vergonhice habitual dos politicos é pior ainda.

4:09 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
roulette tree skirt Baccarat message board creditcard Credit card with cash back apply credit card credit card account inheriting credit card debit from a deceased person Free mortgage refinancing quote free porno no credit card american express chip and pin Pennsylvania fha mortgage Cosigning a credit card

4:15 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! Domaine balland http://www.venlafaxine-hcl-xr.info/canadian_venlafaxine_xr.html venlafaxine pk Venlafaxine anti-histamine Best cheap digital camera venlafaxine effexor and fucking birthday parties games for childs first bithday 1975 alfa romeo world champion Best wirelss phone service plans Hot blondes kissing.bigwwworld.com Best price celebrex Mature bbw group interaction venlafaxine wind star cruises

11:05 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial