domingo, agosto 07, 2005

Meio ambiente

Falando em irmã (ela não é a única, tenho uma penca de irmãos). Vou aproveitar o gancho da família para dividir outro assunto com vocês.
Há um tempo atrás minha mãe veio com uma mania de ficar guardando lixo. Pensei cá com os meus botões, a coroa está ficando caduca, casa que fica com lixo por muito tempo acaba atraindo alguns bichinhos indesejáveis, ratos, baratas e cia, não tem cabimento.
Ela guardava e eu jogava fora. Até que ela me perguntou: Cadê o lixo que estava aqui?
- Mãe, o gato não comeu, eu joguei fora.

- Não pode minha filha – retrucou ela. É lixo reciclável.

Ela recebia uns sacos grandes transparentes, hoje eu sei que é própria empresa que recolhe o lixo da cidade que os fornece, e guardava todo tipo de lixo “limpo” que podia ser reciclado. Assim garrafas pets, latas de extrato de tomate, leite condensado, caixa de leite longa vida, pote da margarina, e muito outros, quando ela acabava de usar, lavava-os bem para não deixar nenhum resíduo e guardava. Esperava uma semana até virem buscar.

Confesso que no início não gostei da idéia. Não sei se foi puro preconceito, por ser casa e não apartamento, a pessoa fica mais vulnerável aos ataques dos abomináveis bichinhos ou simplesmente achando que por mais que se limpe a embalagem, sempre fica algum vestígio de sujeira.

Com o passar do tempo fui percebendo que sua atitude não trazia nenhum risco a saúde da casa. E aquela consciência ecológica da minha mãe acabou me convencendo. Ela não ganha um centavo por esse trabalho. Colabora com a simples intenção de estar fazendo a sua parte em benefício ao meio ambiente.

Não sei qual o destino desse material, se a empresa vende, doa o dinheiro a alguma entidade filantrópica, se coloca no bolso, se ela tem parceria com alguma cooperativa de reciclagem. Posso até pesquisar a respeito. Só sei que estamos contribuindo para a diminuição de alguns metros cúbicos de lixo nos aterros sanitários. Para mim isto basta. E se pudermos transmitir essa mensagem aos outros, quem sabe daqui a alguns anos falaremos em toneladas de lixo a menos agredindo ao meio ambiente. É super importante termos essa mentalidade.

Outro dia vi um sujeito jogando um saco plástico na Baia de Guanabara. Que raiva que me deu. Será que ele sabe quantos anos aquele pedaço de plástico demora para se decompor? Que vontade de falar para ele: Moço, porque você está sujando a minha casa! Eu quero poder ir a praia e dar um mergulho no mar, sem voltar com um saco plástico grudado na minha cabeça. Um absurdo.
Parece até coisa de criança, a rua é minha, o rio é meu, a floresta, o mar, o jardim, tudo é meu. E eu tenho que zelar pelas minhas coisas. Não posso deixa-las estragar ou acabar.

Há se todos pensassem assim. Na verdade o mar não seria meu, seria de todos. Infelizmente para muitos o mar é de ninguém.

6 Comentários:

Blogger Ricardo Rayol disse...

O pior que as pessoas o fazem sem a menor noção. Já separo o lixo reciclável a uma cara e também não tenho a menor idéia de onde vai parar.

7:23 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Na minha cidade tem ,aqui tinhamos um lixão era degradante ver as pessoas, crianças catando lixo .
Com a ajuda da Pref. e de outros , formaram uma cooperativa , dividiram os bairros em dias, onde o caminhão passa recolhendo,esse lixo ,fez com que : recebam um salário,tem um projeto de alfabetização de adultos e crianças e o melhor sairam do lixão .
A cooperativa é formada por ex-catadores .Pelo que fiquei sabendo é vendido para as indústrias , exemplos pneus acaba se tranformando e usado como manta misturado ao asfalto e assim vai .

7:55 AM  
Blogger Elaine disse...

Aqui em casa nós separamos o lixo. O que é reciclável deixamos para um rapaz pegar e o restante o caminhão de lixo recolhe.

9:28 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Na minha cidade tb recolhem, mas eu gosto mesmo de colocá-los no carro e levo-os até uma oficina, onde reciclam e vendem para ajudar os deficientes da cidade. Mas, tb já fui com minha filha apanhar sacos e garrafas de plástico, que os turistas jogam às margens do lago, tudo para dar "o meu exemplo" como cidadã.

10:59 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Keep up the good work Automobile+insurance+classification

7:23 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Excellent, love it! Resort royal share time 4 kakadyxxuzcom levitra link http://www.betting-shops.info/Bingo-free-fun-game-online-play.html Search big tits movies seneca bingo irving ny Auburn chrysler daimler hills fisher-price barnyard bingo game bingo lyrics acne in adult woman Air travel fare to kissimmee

6:42 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial